segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Neusa Guerra e o retrato da Fortaleza dos Reis Magos

    O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte abriga em seu museu uma tela que retrata a Fortaleza dos Reis Magos no tempo do domínio holandês. A imagem, inspirada no original de Frans Post, é de autoria de Neusa Guerra, sem data. A própria autora fez a doação em 1942.
    Importa destacar que o jornal A Ordem, em circulação em Natal, registrou também a iniciativa de Neusa Guerra de fazer a doação de uma pintura para a Legião Brasileira de Assistência, a LBA. Coincidentemente, no mesmo ano que fez a doação ao Instituto.
    O Instituto agradeceu e registrou: “o presidente comunicou à casa que recebera da parte de Madame Barôncio Guerra, que é a exímia artista patrícia, d. Neusa Guerra, gentil oferta de um quadro a óleo, calcado sobre motivo de Barleus, representando o “Forte dos Reis Magos”, ao tempo da invasão holandesa, em 1633. Declarou, então, inaugurado o belo presente e agradeceu, em nome do Instituto, que se honrava sobremaneira”.
    Neusa Brito Gluck era filha do capitão de corveta João Frederico Gluck e de Rosa Candida da Silva Brito. Em 1914, casou no Rio de Janeiro com Barôncio Guerra, tornando-se Neusa Guerra. Tiveram quatro filhos: Yaporan Caramuru, Yaponira, Yapery Tupiassu e Yaperina.  O casal e os filhos aparecem numa fotografia tirada por Mário de Andrade, na Redinha, junto a Câmara Cascudo, no ano de 1928, quando da visita de Mário de Andrade a Natal.
----

Este artigo é parte de uma série de textos voltados à divulgação do acervo do IHGRN e da história do Rio Grande do Norte, veiculada aos domingos no espaço cativo do Instituto na coluna Quadrantes do jornal Tribuna do Norte.

Artigo: Gustavo Sobral e André Felipe Pignataro
Imagem: Maria Simões

Curta, comente, compartilhe!