quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

A casa da memória

    O IHGRN ocupa sede própria desde 1938. O prédio em estilo neoclássico ficou pronto em 1906. Apresenta nas fachadas, frontões curvos e triangulares e platibandas com balaustrada. Partido elevado da rua com porão, posteriormente, aterrado; acesso pelas laterais, por escadarias, e um largo que recebe o nome do historiador Vicente de Lemos. 
    Ocupa uma área entre a rua da Conceição e a praça André de Albuquerque, Igreja Matriz e Palácio da Cultura, no bairro de Cidade Alta, núcleo de fundação da cidade do Natal. Um edifício histórico tombado pelo Estado em 1984.

O Instituto - 120 anos
    Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande completará 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.
    
    A série institucional é alusiva às comemorações dos 120 anos do IHGRN, celebrados em 2022. A instituição, sua fundação e acervo, entre imagens, vídeos, entrevistas e outras produções especiais serão exibidas. Convidamos todos a conhecer o universo do Instituto, a Casa da Memória.

Texto: Gustavo Sobral
Imagem 1: Maria Simões (a partir de fotos do acervo) / Imagem 2: foto de Maria Simões