A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 97, publicamos hoje um trecho sobre o município de Montanhas. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!
“Montanhas”, José Carlos da Silva Paixão e Genival Ribeiro de Medeiros
O município de Montanhas encontra-se localizado nas coordenadas geográficas de 6º 29’ 09” de latitude sul e 35º 17’ 15” de longitude oeste e pode ser identificado no IBGE pelo código 2407708. Ele é um dos cento e sessenta e sete municípios do Estado do Rio Grande do Norte e situa-se na mesorregião leste potiguar, mais precisamente na microrregião litoral sul – RN (IBGE – 2007).
Montanhas abrange uma área de 82,21 km2, equivalente a 0,12% da superfície estadual. Ele encontra-se a uma altitude média de 87 metros e a uma distância de 103 km, por rodovia, e de 87 km, em linha reta em relação à capital. Limitando-se a norte com os municípios de Pedro Velho e Nova Cruz; a sul com Jacaraú (PB); a leste com Pedro Velho; e a oeste com Nova Cruz.
Todo o município de Montanhas encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Curimataú, sendo banhado pela sub-bacia do rio Pirari e seus afluentes. Ele encontra-se na depressão sub-litorânea que ocorre entre os tabuleiros costeiros e o planalto da Borborema, porém ele apresenta formas de relevo pouco diversificadas com altitude inferior a 100 metros.
O clima de Montanhas é do tipo tropical chuvoso com inverno seco (sub-úmido), estação chuvosa prolongando-se de fevereiro até o mês de julho, já as médias pluviométricas variam de 800 a 1200 milímetros por ano (FELIPE et. al., 2011p. 56). A temperatura média anual é de 25,6ºC e a umidade relativa média anual é de 75% com 2700 horas de insolação.
A vegetação do município de Montanhas caracteriza-se pela denominação de floresta subcaducifólia que encontrar-se em uma área de transição e,apresenta características que podem ser encontradas tanto na caatinga quanto na floresta litorânea. Essa cobertura vegetal tem enfrentado várias agressões humanas, sendo sua vegetação nativa substituída por vegetação secundária, e em grandes áreas, pelas culturas agrícolas e pasto para o gado. De acordo com o censo do IBGE (2010), a população total de Montanhas é de 11.418 habitantes, sendo 5.666 homens e 5.752 mulheres. A área urbana concentra cerca de 77,72% dessa população.
Artigo: José Carlos da Silva Paixão e Genival Ribeiro de Medeiros
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões