A escritora, professora e jornalista Valdívia Beauchamp, que é sócia mantenedora do IHGRN, foi agraciada com o Troféu Literatura Clarice Lispector 2021, na categoria “melhor livro lançado no exterior”, pela obra “Parnamirim: Base norte-americana nos trópicos - 1939-1945: uma história inclusiva”.
Publicado em 2020, o referido livro é uma ficção histórica que exalta o espírito do Nordeste; conta a história de uma jornalista nova-iorquina chamada Sarah Paller que, em 2013, decide investigar a fundo a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Criado em 2016 pela escritora e jornalista Jô Ramos e realizado pela Editora ZL Books, do Rio de Janeiro, o Troféu Literatura tem como objetivo incentivar e contemplar escritores da língua portuguesa que publicam suas obras individualmente ou através de pequenas editoras.
Sobre a autora
Valdívia Vania Siqueira Beauchamp é professora universitária, jornalista, pesquisadora, romancista e ficcionista histórica. Natural de Recife (PE), tem família norte-rio-grandense e é sócia mantenedora do IHGRN. Possui formação em Jornalismo e mestrados em Literatura Medieval Espanhola e Literatura Hispânica e Brasileira. É fundadora e consultora literária para o Euro-American Women Writers Inc., em Nova York (EUA), cidade onde reside atualmente. Entre suas obras publicadas, estão "Stigma: saga por um novo mundo", "Because of Napoleon" e "Khatun, Gertrude Bell, mentor de Lawrence D'Arabie".
Texto: Marcela Bulhões
Imagens: Divulgação (1) e Associação Nacional dos Escritores (2)