quarta-feira, 6 de julho de 2022

“Tibau do Sul”, Rochael Arthur Galvão

 
    A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 97, publicamos hoje um trecho sobre o município de Tibau do Sul. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!

“Tibau do Sul”, Rochael Arthur Galvão

    O município de Tibau do Sul está localizado no litoral sul potiguar, a 76 quilômetros de Natal. Limita-se com os municípios de Arês, Senador Georgino Avelino, Goianinha, Vila Flor e Canguaretama. 
    É um município de belíssimas praias, onde encontram-se as praias de Tibau do Sul, centro, Pipa e Sibaúma. Parte do território de Tibau do Sul, compreende as terras ocupadas até o século XVII, pelos índios potiguares da aldeia Vajana, também chamada de Antônia.
    O povoado de Tibau nasceu numa área localizada entre a Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. Próximo ao local existia um pequeno canal que servia para escoar as águas recebidas pela lagoa, provenientes do rio Jacu. Por estar entre as águas da lagoa e do Atlântico, recebeu o nome de Tibau, palavra que no tupi significa “entre duas águas”. Esta povoação foi elevada à categoria de vila em 1911. O referido canal, segundo o historiador Helio Galvão, “fora uma reivindicação dos senhores de engenho de Goianinha e Arês, para drenar seus canaviais inundados pelo represamento das águas da lagoa de Guaraíras. A esse canal chamavam cavuco. Estas obras foram realizadas sob a administração de João Pegado, chefe político de Arês, projeto do engenheiro Thompson Viegas, em 1890”. O canal fora concluído um ano antes da grande enchente, sob a supervisão do engenheiro Júlio de Melo Rezende.

Artigo: Rochael Arthur Galvão
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões