quarta-feira, 10 de agosto de 2022

“Bom Jesus: origem e emancipação”, Reginaldo Teixeira Nóbrega

 
    A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 98, publicamos hoje um trecho sobre o município de Bom Jesus. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!

“Bom Jesus: origem e emancipação”, Reginaldo Teixeira Nóbrega

    O município de Bom Jesus localiza-se no Estado do Rio Grande do Norte, na Mesorregião do agreste potiguar, na microrregião de mesmo nome, mais precisamente na zona de transição entre os tabuleiros litorâneos e o Planalto da Borborema. Está a 5º59º’02” de latitude sul e 35º34’53” de longitude oeste, possuindo uma área de 130,7km², equivalente a 0,25% da superfície estadual. Sua sede encontra-se a uma altitude de 98m, distante 54km da capital do estado.
    Seus limites correspondem: ao norte – o município de São Pedro; ao sul – os municípios de Boa Saúde e Senador Eloy de Souza: a leste – o município de Macaíba e a oeste – o município de Senador Eloy de Souza.
    A ocupação do território do atual município de Bom Jesus ocorreu no âmbito do processo de interiorização da colonização portuguesa. Em consonância com a política da Coroa Real, as terras consideradas incultas eram cedidas a pessoas que se dispusessem a cultivá-las, criando o que ficou conhecido como regime sesmarial. Desta forma, o projeto colonialista português não só assegurava a ocupação da terra como também tornava-a produtiva.
    Os registros históricos apontam o padre José Vieira Afonso como o primeiro proprietário de uma extensa sesmaria, cedida em 04 de dezembro de 1754, que compreendia uma extensa
área, desde o lugar chamado Anta Esfolado (futura cidade de Nova Cruz) até as imediações da Lagoa da Panela (onde se formou a povoação que fez surgir a cidade de Bom Jesus).

Artigo: Reginaldo Teixeira Nóbrega
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões