quarta-feira, 17 de agosto de 2022

“Breve histórico do município de Brejinho/RN”, Maria Iranete dos Prazeres Viegas

 
    A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 98, publicamos hoje um trecho sobre o município de Brejinho. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!

“Breve histórico do município de Brejinho/RN”, Maria Iranete dos Prazeres Viegas

    De acordo com pesquisas, verificamos que na região do agreste potiguar, próximo ao litoral, existia uma pequena comunidade com cerca de 300 habitantes rodeada de brejos, ou olheiros, que brotavam constantemente com água de boa qualidade.
    Tendo em vista a existência desses brejos, alguns historiadores acreditam que daí surgiu o nome Brejinho. Vale esclarecer que a história escrita e oral nos revela outros nomes como: Brejo Pequeno, Abrejava, nome do olho d’água que forma os brejos, e, por ser pequeno passou a ser conhecido definitivamente para o diminutivo de Brejinho, São Joaquim.
    Os primeiros habitantes do município de Brejinho, segundo relatos de populares, foram os portugueses Antônio Fernandes Borges, Manuel Marinheiro dos Sótes e Martins de França.
Logo que aqui chegaram compraram algumas terras próximas às da Bica (uma extensão de terras com muitas árvores e muitos olheiros de água, existia também uma fonte de onde jorrava água em quantidade e qualidade, essa água abastecia toda a comunidade). Nesse local construíram algumas casas para suas moradias. História escrita e oral não se sabe exatamente em que ano esses portugueses chegaram ao município. Estes foram também os primeiros comerciantes locais.

Artigo: Maria Iranete dos Prazeres Viegas
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões