quarta-feira, 3 de agosto de 2022

“O município de Baraúna: sua história”, Valdeci dos Santos Júnior

A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 98, publicamos hoje um trecho sobre o município de Baraúna. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!

“O município de Baraúna: sua história”, Valdeci dos Santos Júnior

    O Município de Baraúna está situado na mesorregião oeste do Rio Grande do Norte, mais especificamente na microrregião de Mossoró, tendo como limites os municípios de Mossoró, Governador Dix-Sept-Rosado e Apodi (no Rio Grande do Norte) e com o município de Russas (no Estado do Ceará).

Origens
    A região começou a ser povoada entre 1930 e 1935 com a chegada do agricultor João Batista Dantas (chamado na intimidade de João Batista Coco) que foi considerado como o primeiro morador do município. Chegaram posteriormente Guilherme Freire, Maria Fulô, Pedro André, José Abreu, Severino Tavares, Serra Negra, Amâncio Poeira e Manoel Perninha.
    Era uma região de difícil acesso, coberta por uma espessa mata rica em espécies vegetais, tais como, pau-branco, angico, pereiro, aroeira, imburana, jatobá e uma madeira preta chamada de Ibira-Una. A busca dessas espécies vegetais, além da caça, foram os fatores que trouxeram os primeiros moradores para a região, sendo também um ponto de apoio no transcurso entre a cidade de Mossoró e o vale do rio Jaguaribe, no Ceará.
    Em 1937 já existiam seis casas na região, formando uma pequena comunidade e chegavam cada vez mais novos habitantes, tais como dona Maria Barros Feitosa (primeira professora),
Manuel Barros de Oliveira, Leandro Anselmo de Medeiros, Antônio Alves e Francisco Tintino.

Artigo: Valdeci dos Santos Júnior
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões