
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte possui atualmente oito comissões de estudo e pesquisa.
Criadas para desenvolver pesquisas sobre temas da história do Rio Grande do Norte, as comissões fazem parte do Departamento de Pesquisa da instituição, dirigido pelo sócio André Felipe Pignataro e são compostas também por sócios.
A Comissão de Estudos sobre Café Filho é coordenada por Lívio Araújo Alves de Oliveira e seus componentes são os sócios Nouraide Fernandes Rocha de Queiroz, Renan II de Pinheiro e Pereira, José Antônio Spineli Lindozo e Alexandre Cláudio de Oliveira Gurgel.
O grupo tem como objetivo resgatar a história de João Fernandes Campos Café Filho, comumente chamado de Café Filho. Potiguar, ele foi foi o único vice-presidente e presidente da República nascido em solo potiguar.
Texto: Marcela Bulhões
Fotos: Reprodução
Confira abaixo a entrevista com Lívio Oliveira, diretor da Comissão de Estudos sobre Café Filho:
Qual a importância de Café Filho para o Rio Grande do Norte?
Lívio: Café Filho foi o único Vice-Presidente e Presidente da República nascido em solo potiguar. Somente isso já justifica a sua enorme importância. O resgate da sua história é essencial.
Como estão acontecendo as reuniões de trabalhos da comissão?
Lívio: As reuniões estão sendo periódicas e fizemos duas. A terceira está sendo marcada. Muitos encontros informais também já ocorreram.
O que a comissão planeja fazer ao final das pesquisas?
Lívio: Ao final dos trabalhos, será feito um relatório conclusivo. Podemos fazer também relatórios parciais.