sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Comissão de Estudos do Coronelismo e Cangaço no Rio Grande do Norte

 
    O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte possui atualmente oito comissões de estudo e pesquisa.
    Criadas para desenvolver pesquisas sobre temas da história do Rio Grande do Norte, as comissões fazem parte do Departamento de Pesquisa da instituição, dirigido pelo sócio André Felipe Pignataro e são compostas também por sócios.
    Comissão de Estudos do Coronelismo e Cangaço no Rio Grande do Norte  é coordenada por Francisco Honório de Medeiros Filho e seus componentes são os sócios Sérgio Luiz Bezerra Trindade, Angelo Mário de Azevedo Dantas, Geraldo Maia do Nascimento e Antônio Kydelmir Dantas de Oliveira.
    O grupo tem como objetivo resgatar a história do coronelismo e cangaço no estado, movimentos que pautaram o final do século XIX em termos de oligarquias e embates entre embate entre coronéis potiguares.

Texto: Marcela Bulhões
Foto: Maria Simões

Confira abaixo a entrevista com Honório de Medeiros, diretor da Comissão de Estudos do Coronelismo e Cangaço no Rio Grande do Norte:

Qual a importância do coronelismo e do cangaço para a história do Rio Grande do Norte?
Honório: Considerando que o coronelismo e o cangaço pautaram o final do século XIX (a oligarquia Maranhão e os coronéis do Seridó e Oeste potiguar; Jesuíno Brilhante, Antônio Silvino e o cangaceirismo no nosso Estado), bem como o início do século XX (o ataque a Apodi, por Massilon, e a Mossoró, por Lampião, ambos em 1927); e a violenta eleição de 1934/35, verdadeiro embate entre coronéis potiguares), fica patente a importância de estudarmos esses fenômenos no Rio Grande do Norte.

Como estão acontecendo as reuniões de trabalhos da comissão?
Honório: As reuniões são quinzenais e, até agora, não presenciais, dado o fato de que dois dos integrantes residem fora de Natal. A cada quinzena, nesta fase do projeto, um integrante da Comissão expõe qual seu objeto de estudo, sua metodologia de trabalho, qual seu propósito e, depois, abre-se o debate. Na próxima fase, a exposição ficará a cargo de convidados dos integrantes da Comissão, para esclarecimentos de aspectos relevantes do trabalho de cada um, seguido de debate. 

O que a comissão planeja fazer ao final das pesquisas?
Honório: Elaborar um relatório a ser encaminhado pela Diretoria de Pesquisas à Presidência e, uma vez aprovado, transformado em livro a ser publicado com o selo do IHGRN.