Joventina Simões é a décima segunda presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, administrando a instituição a partir do presente ano, 2022, até 2026.
Natural de Boquim (SE), Joventina Simões de Oliveira é uma advogada aposentada. É graduada em Direito/Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRN, especialista em Direito Imobiliário e Habitacional e graduada em Língua e Civilização Francesa, com título concedido pela Université de Nancy I, França. Em 2022, foi eleita a primeira mulher presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.
O Instituto - 120 anos
Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.
A série institucional é alusiva às comemorações dos 120 anos do IHGRN, celebrados em 2022. A instituição, sua fundação e acervo, entre imagens, vídeos, entrevistas e outras produções especiais serão exibidas. Convidamos todos a conhecer o universo do Instituto, a Casa da Memória.
Texto: Marcela Bulhões
Imagem: Maria Simões