A Biblioteca Digital do Senado Federal, que possui mais de 300 mil documentos, disponibiliza as publicações editadas pelo Senado Federal. Entre elas está a série “Escritoras do Brasil”, coleção que busca divulgar o trabalho intelectual das escritoras brasileiras de escassa ou nenhuma presença nos cânones literários.
As escritoras e poetisas potiguares Auta de Souza e Nísia Floresta, patronas do IHGRN, estão presentes na série, com as obras “Dálias” e “Opúsculo humanitário”.
“Dálias” contém poemas de amor, saudade e religiosidade escritos por Auta de Souza entre os anos de 1893 e 1897. A obra completa é inédita, mas parte dos poemas foi inserida no único livro publicado em vida pela autora, Horto.
“Opúsculo humanitário” expõe a síntese do pensamento de Nísia Floresta sobre a educação feminina. Trata-se de uma coletânea de 62 artigos publicados na imprensa carioca após a sua primeira viagem à Europa. Os textos iniciais traçam um histórico da condição feminina em diversas civilizações, desde a antiguidade clássica ao século XIX.
Os títulos estão disponíveis para download gratuito através do endereço https://livraria.senado.leg.br/ e também são vendidos na versão física.
Texto: Marcela Bulhões
Imagem: Reprodução