O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte entregou ontem (26) ao município de Macaíba as duas urnas com os restos mortais de Augusto Severo que estavam abrigadas em seu museu. A solenidade de saída contou com a presença da presidência da instituição, membros da diretoria, autoridades, público geral e familiares do ilustre aviador.
As urnas ficarão no Solar do Ferreiro Torto, espaço que funciona como complexo turístico e cultural. O prédio foi tombado pela Fundação José Augusto e seu museu abriga elementos da história de Macaíba. A visitação das urnas funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Sobre Augusto Severo
Augusto Severo foi um político, inventor e aviador. Natural de Macaíba (RN), foi o segundo brasileiro pioneiro no desenvolvimento aeronáutico. Construiu dois dirigíveis, “Bartolomeu de Gusmão” e o “Pax”, em 1902, cuja decolagem em Paris provocou um acidente que ceifou sua vida e a de seu companheiro de viagem. Em 1933, um zepelim sobrevoou o bairro da Ribeira e lançou um ramalhete de flores em direção à estátua de Augusto Severo. Atualmente, este ramalhete encontra-se guardado no Instituto Histórico.
Texto: Marcela Bulhões e Percílio Simões
Fotos: Percílio Simões e Antonio Alberto-Cortez