Na última quinta-feira (25) o IHGRN promoveu uma edição da Quinta Cultural ministrada pela advogada Ivaneide Paulina do Nascimento, com a palestra “Tereza de Benguela: a rainha guerreira que desafiou o sistema colonial”.
A data que homenageia a memória de Tereza de Benguela, 25 de julho, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em referência à líder quilombola que viveu durante o século XVIII.
A abertura da palestra contou com uma breve introdução feita pela presidente do Instituto, Joventina Simões Oliveira, falando sobre a ministrante. Ivaneide Paulina do Nascimento é uma advogada mestra em Direito Constitucional, militante do movimento negro, dirigindo uma organização denominada Kilombo, voltada para a proteção das pessoas de raça negra do Rio Grande do Norte. É membro da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RN. Foi subcoordenadora de políticas afirmativas da Coordenação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a COEPPIR.
O evento aconteceu no Salão Nobre e contou com a participação de sócios, colaboradores e público geral.
Texto: Marcela Bulhões
Fotos: Nadeje Soares