terça-feira, 8 de julho de 2025

Caminhada da Memória: Viúva Machado, Patrimônio e Resistência Feminina

 
    O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, por meio do grupo de trabalho “IHGRN Explica”, realiza nos dias 12 e 19 deste mês a “Caminhada da Memória: Viúva Machado, Patrimônio e Resistência Feminina”. A ação de extensão acontece em parceria com o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN).
    Com início às 8h e encerramento previsto às 10h30, a caminhada parte do IHGRN, seguindo até a antiga casa de Amélia Duarte Machado, personagem histórica símbolo de resistência na Cidade Alta; o trajeto finaliza com uma visita à exposição “Viúva Machado, a grandeza de uma mulher”, em cartaz na Pinacoteca do Estado. O caminho é conduzido por historiadores sócios do Instituto, responsáveis por contextualizar os marcos simbólicos visitados com foco em patrimônio, memória e protagonismo feminino.
    A atividade é gratuita, sendo dispostas 30 vagas por dia, mediante inscrição pelo link abaixo. Uma experiência singular de educação patrimonial, história viva e formação cidadã nas ruas do centro histórico de Natal.

Serviço
Caminhada da Memória: Viúva Machado, Patrimônio e Resistência Feminina
Saída: IHGRN - Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN
Datas: 12 e 19 de julho de 2025
Horário: 8h
Participação gratuita - inscrição gratuita

Texto: Henrique Lucena e Marcela Bulhões 
Imagem: Divulgação