quarta-feira, 16 de julho de 2025

Membro do IHGRN é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

 
    O professsor e geógrafo Alessandro Dozena, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), é um dos semifinalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A obra indicada é Geografias Sonoras, publicada pela editora Mórula, e concorre na categoria Geografia e Geociências.
    O anúncio foi feito ontem, dia 14, durante a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Recife-PE. A lista completa dos semifinalistas foi revelada em uma mesa-redonda dedicada ao mercado de livros acadêmicos, técnicos e científicos no Brasil.
    A publicação de Dozena propõe uma abordagem inovadora sobre o som como elemento de leitura e compreensão dos espaços geográficos, urbanos e culturais, entrecruzando pesquisas interdisciplinares e experiências de escuta.
    Nesta edição, o prêmio recebeu 2.004 inscrições, reforçando sua relevância para a valorização da produção científica nacional. Os cinco finalistas de cada categoria serão divulgados no próximo dia 22 de julho, às 12h, enquanto os vencedores serão conhecidos em 5 de agosto, durante cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo-SP.
    A presença de um representante do IHGRN entre os semifinalistas reafirma a importância da produção acadêmica potiguar no cenário nacional e o papel do Instituto em reunir nomes que são referências em pesquisa e difusão do conhecimento histórico e científico a partir do RN.

Texto: Octávio Santiago
Imagem: Maria Simões