O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte realiza mais uma edição da Quinta Cultural neste dia 18, com a palestra “Fatos e evidências da chegada da esquadra de Cabral no litoral do RN em 1500”, ministrada pelo professor e cientista Carlos Chesman, que apresentará evidências científicas coletadas na carta de Caminha que demonstram ser mais provável a chegada de Cabral em 1500 no litoral do RN.
Análises e resultados das investigações científicas foram divulgados na revista Brazilian Journal of Science, plataforma de disseminação de pesquisas que contribuem para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento da comunidade científica. O material também será publicado na revista inglesa The Journal of Navigation, periódico publicado em nome do Royal Institute of Navigation, sociedade científica e órgão profissional de navegação.
O evento é gratuito e tem capacidade para 50 pessoas; no local estarão disponíveis para aquisição a Revista do IHGRN #102, a nova edição do livro “Responsabilidade Civil do Estado”, de Amaro Cavalcanti, além de outras publicações.
Sobre o palestrante
Carlos Chesman é professor e cientista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1998. Possui graduação em física pela mesma instituição, mestrado e doutorado em física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE) e pós-doutorado no Argonne National Laboratory (EUA). Atualmente trabalha em alfabetização e divulgação científica tendo a carta de Pero Vaz de Caminha como tema central.
Serviço
Quinta Cultural - palestra “Fatos e evidências da chegada da esquadra de Cabral no litoral do RN em 1500”
Local: Salão Nobre do IHGRN - Rua da Conceição, 622, Cidade Alta, Natal/RN
Data: 18 de setembro de 2025
Horário: 17h
Entrada gratuita
Texto: Marcela Bulhões
Imagem: Maria Simões