A nova edição da Revista IHGRN, #103, traz ao público um conjunto inédito de textos e desenhos do escritor Oswaldo Lamartine de Faria, em documento elaborado para a escritora Rachel de Queiroz e destaca um lado pouco conhecido de sua vasta produção intelectual: os desenhos.
Gustavo Sobral escreve sobre a obra e a colaboração de Oswaldo Lamartine com Rachel de Queiroz; a pesquisadora Angela Almeida apresenta um estudo original sobre os desenhos; e a historiadora Mara Macedo estuda a relação de Oswaldo Lamartine com o cordel.
As publicações são resultado da Comissão dos Documentos Oswaldo Lamartine, a partir dos documentos entregues oficialmente ao Instituto, em gesto simbólico e histórico, por Gustavo Sobral, quando o pesquisador recebeu o acervo das mãos de Murilo Paiva, sobrinho do escritor, durante o lançamento do livro de Sobral, Dicionário Oswaldo Lamartine.
Em um momento em que tantos acervos importantes do Rio Grande do Norte permanecem em coleções privadas e não acessíveis ao público, o gesto de doação e de preservação pública da obra de Oswaldo Lamartine se afirma como exemplo notável de compromisso com a memória e o patrimônio cultural potiguar.
O lançamento da Revista do IHGRN #103 acontece na próxima quinta-feira, 23 de outubro de 2025, às 17h na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. O evento conta com palestra de André Felipe Pignataro, um dos editores da revista e autor dos Diários publicados nesta edição, integrante da Comitiva IHGRN. O encontro integra a Quinta Cultural do Instituto e é aberto ao público.
Imagens: Reprodução