O VIII Colóquio de Institutos Históricos Estaduais, realizado nos dias 30 e 31 de outubro pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), contou com a participação de 20 vinte institutos históricos estaduais e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
Representado por Matheus Pereira, Diretor do Acervo, o IHGRN participou do evento e da Carta de Goiânia, documento que sugere estratégias de integração e aperfeiçoamento para o fortalecimento dos institutos. As entidades presentes assinaram o documento afirmando o compromisso de trabalhar em conjunto com o Sistema Nacional de Institutos Históricos.
O texto preconiza esforços para ações como digitalização de revistas, implementação de programas de conservação e digitalização de coleções de fotografias antigas. Define também princípios de cooperação, valorizando a diversidade cultural e o compromisso com a produção de conhecimento histórico e geográfico de alcance social.
O IHGRN contribuiu diretamente com dois pontos da carta. O primeiro, abordado por Matheus Pereira, foca no turismo pedagógico e na transformação dos IHGs em espaços de lazer:
- m) oportunizar espaços de cultura viva, lazer educativo e turismo pedagógico, nos IHs, aproximando a sociedade de sua história, por meio de experiências participativas e acessíveis.
O segundo tópico foi sugerido pelo vice-presidente Pedro Simões, que considera de suma importância fortalecer o compromisso com os povos indígenas:
- l) propiciar pesquisas sobre os povos indígenas do Brasil, evidenciando a preservação de suas etnias, memória e cultura;
Esses são compromissos nos quais o IHGRN já trabalha, valendo o destaque para o trabalho pioneiro na catalogação dos institutos estaduais, já tendo criado uma rede informativa, que agora está em fase de expansão, para os institutos municipais.
Texto: Marcela Bulhões e Matheus Pereira
Foto: Reprodução
