Universidade de Salamanca (USAL), Espanha, o grupo GIR BRASILHIS promoverá quarta-feira, 10 de novembro de 2021, às 17h30 (horário local de Salamanca), o seminário “Geolocalização de mapas históricos: o mapa de Marcgraaf e a cartografia do Brasil no século XVII”, conduzido por Levy Pereira, pesquisador e diretor de Geografia e Cartografia do IHGRN, especialista em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e geolocalização de mapas antigos.
Trata-se de uma atividade do grupo GIR BRASILHIS “O Brasil e o Mundo Hispânico em Perspectiva Comparada” da Universidade de Salamanca dedicado à História do Brasil e do mundo hispânico em perspectiva comparada. O BRASILHIS é um Grupo de Pesquisa Reconhecido (GIR) da USAL, coordenado pelo professor José Manuel Santos Pérez e formado por 15 pesquisadores de universidades espanholas, brasileiras e alemãs.
Em sua palestra, Levy Pereira apresentará aspectos de cartografia e geoprocessamento de um dos mapas mais importantes do território brasileiro no século XVII: “Brasília qua parte paret Belgis” (1647) de autoria do cartógrafo alemão Georg Marcgraaf (1610-1644). Marcgraaf esteve no Brasil no período da ocupação holandesa (1630-1654), veio a convite de Maurício de Nassau e foi o encarregado pelo levantamento geográfico do litoral registrado no mapa "Brasília qua paret Belgis".
Levy Pereira
Levy Pereira é engenheiro aeronáutico do Instituto Tecnológico de Aeronáutico (ITA) do Brasil e diretor de Geografia e Cartografia do IHGRN. Dedica-se a pesquisas sobre cartografia histórica do Brasil holandês, colabora com o Atlas Digital da América Latina e é autor de um extenso estudo sobre a toponímia presente em mapas históricos, disponibilizado pela UnB sob o nome de “Coleção Levy Pereira”. Também é sócio correspondente do IAHGP e consultor de cartografia holandesa do Departamento de História da UFPE.
Levy Pereira, Diretor de Geografia e Cartografia do IHGRN. (Foto: Maria Simões)
Pereira publicou dezenas de estudos sobre o mapa de Marcgraaf com base nos resultados obtidos na geolocalização completa deste documento, no qual encontrou mais de 2.500 elementos geolocáveis como igrejas, aldeias indígenas, currais, engenhos de açúcar, fortalezas, rios, montanhas e estradas.
Serviço
Seminário “Geolocalização de mapas históricos: o mapa de Marcgraaf e a cartografia do Brasil no século XVII”, conduzido por Levy Pereira, quarta-feira, 10 de novembro de 2021, às 17h30, horário da Espanha. Duração 90 minutos.
O seminário terá transmissão online e será ministrada em língua portuguesa.
A inscrição é online até o dia 05 de novembro pelo link https://forms.gle/v9QaTS7uiDBLW6yh6.
Texto: Gustavo Sobral e Marcela Bulhões
Revisão: Pedro Simões
Foto: Maria Simões