A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 97, publicamos hoje um trecho sobre o município de Felipe Guerra. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!
“Felipe Guerra – cidade de belezas naturais e arquitetônicas”, Geraldo Francisco Chaves
Histórico
O município de Felipe Guerra tem como seu fundador o tenente Manoel João de Oliveira, natural de Assú (RN), filho de Manoel da Costa Travosos e Leandra Martins de Macedo. Casado com Antônia Maria de Jesus, filha de José Fernandes Pimenta e Josefa Maria da Conceição, de cuja união teve vários filhos, dentre os quais Antônio Francisco de Oliveira, nascido no sítio Brejo do Apodi aos 10 de deazembro de 1784. Seu pai Manoel João de Oliveira foi quem edificou a primeira casa no sítio Brejo do Apodi por volta de 1769. Antônio Francisco foi abastado criador, comerciante e tenente coronel da Guarda Nacional. Foi também um grande impulsionador do progresso da região. Casou-se com Mafalda Gomes de Freitas, filha de Antônio Fernandes Pimenta e Francisca Romana do Sacramento. Viúvo em 1843, contraiu segundas núpcias com Quitéria Gurgel do Amaral, natural do Aracati (CE).
Antônio Francisco e Quitéria tiveram uma grande prole. Dentre seus filhos destaco Jesumira Gurgel de Oliveira, que se casou com o tio Tibúrcio Valeriano Gurgel do Amaral. Ao chegar ao pequeno lugarejo Brejo, construiu à margem esquerda do rio Apodi, sua casa senhorial de maciças paredes de tijolos e pedra, com vasto sótão sobre carnaubeiras seculares, com altas calçadas de lajes calcárias.
Artigo: Geraldo Francisco Chaves
Imagem: Anadite Fernandes
Foto: Maria Simões