Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, trazemos hoje registros de agosto de 2017, quando o IHGRN recebeu no Largo Vicente Lemos a Ocupação Ceará-Mirim que envolveu música, folclore e artesanato e, no prédio histórico, uma exposição de artes visuais.
No Largo, uma exposição de produtos artesanais e apresentações de artistas ceará-mirinenses, a banda de música do município, declamação de poesia e apresentação de grupos folclóricos. Na sala Dorian Gray Caldas, na sede do Instituto, foram expostas 22 telas por diversos artistas retratando os engenhos do Verde Vale.
A proposta da Ocupação, segundo o idealizador do evento, o então diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu, Gustavo Sobral, era promover a cultura para além do acervo do Instituto. Sobral se inspirou nas Ocupações que o Itaú Cultural promove em seu centro cultural na cidade de São Paulo. O projeto, segundo o presidente da instituição, Ormuz Simonetti, foi pioneiro entre os institutos históricos e geográficos do Brasil.
O evento foi uma parceira entre o IHGRN, a Academia Ceará-mirinense de Letras e Artes (ACLA), a prefeitura e a câmara dos vereadores do município de Ceará-Mirim.
Texto: Marcela Bulhões
Imagens: Maria Simões