A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 97, publicamos hoje um trecho sobre o município de Governador Dix-sept Rosado. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!
"Governador Dix-sept Rosado: fé, alho e calcário", Erasmo Carlos Firmino
Governador Dix-sept Rosado é um dos 167 municípios que compõem o estado do Rio Grande do Norte. Ele está encravado na mesorregião do oeste potiguar, área que engloba 62 municípios. Mais especificamente, Governador Dix-sept Rosado pertence à microrregião da Chapada do Apodi, juntamente com Caraúbas, Felipe Guerra e o município de Apodi.
A sede do município fica distante 38 km de Mossoró e 309 km da capital do Estado, Natal. Limita-se com os municípios de Baraúna e Mossoró, ao norte; Caraúbas, Felipe Guerra e Apodi, ao sul; Upanema e Mossoró, ao leste; e Tabuleiro do Norte – CE, ao oeste. Sua área aproximada é de 1.300 km², a 6ª maior do Rio Grande do Norte.
A história conhecida de Governador Dix-sept remonta ao século XVIII. Antes disso, sabe-se apenas que toda a região era habitada pelos índios Monxorós, da família dos Cariris. As primeiras informações sobre o povoamento da cidade vêm do período de interiorização do país, justamente no século XVIII.
No caso específico de Governador Dix-sept Rosado, as fontes são escassas, pois inexistem documentos históricos em órgãos oficiais. O que se sabe é fruto de alguns poucos livros, onde seus autores se basearam nos relatos dos habitantes mais antigos, que por sua vez ouviram as histórias de seus antepassados. Um desses livros é “Nossa Terra”, 2002, escrito pelo historiador Reginaldo Claudino, obra esta que se tornou a fonte principal deste texto, mas não a única.
Artigo: Erasmo Carlos Firmino
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões