quarta-feira, 17 de novembro de 2021

IHGRN recebe exemplares do livro “Memória Viva - Volume III”


   O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte recebeu ontem (16) exemplares do terceiro volume do livro “Memória Viva”. A obra reúne entrevistas concedidas por intelectuais, escritores e juristas ao Programa Memória Viva da TVU/UFRN e conta com a apresentação de Ormuz Barbalho Simonetti, prefácio de Vicente Serejo. O livro está à venda por R$ 50 na sede do Instituto.
    A compra do livro pode ser efetivada em espécie ou Pix. O exemplar pode ser retirado no prédio da administração (endereço abaixo), de segunda a sexta entre 8h e 12h.

Sobre o Memória Viva
   Tudo começa com o programa televisivo Memória Viva, idealizado e criado por Carlos Lyra, primeiro com recursos pessoais e, posteriormente, exibido pela Fundação José Augusto e, em seguida, pela TV Universitária.
   O sucesso do programa alcançou a publicação das entrevistas em livro. O primeiro volume foi editado em 1987, por Pedro Simões Neto, professor de Direito da UFRN, também fundador da Nossa Editora, reunindo entrevistas de intelectuais, escritores e juristas. 
    Em 2020, foi a vez de mais dez juristas comporem o segundo volume da obra, com novas entrevistas-depoimentos sobre suas vidas e carreiras profissionais. Esse desafio foi retomado por Armando Holanda e Joventina Simões, 33 anos após o lançamento do primeiro volume.
   Em 2021, o livro Memória Viva III foi publicado pelo IHGRN com tiragem limitada e organizado por Armando Holanda, Joventina Simões e Vicente Serejo. Publicado pela Offset Editora, a obra tem 313 páginas e dez entrevistas: Danilo Bessa, Diógenes da Cunha Lima, Enélio Lima Petrovich, Ítalo José de Medeiros Pinheiro, José Arno Galvão, José Augusto Delgado, José Rocha, Manoel de Medeiros Brito, Murilo Mello Filho e Ney Lopes de Souza. Estes nomes encerram o ciclo de entrevistas com juristas. 
   Enélio Lima Petrovich, falecido em 2012, dedicou quase 50 anos de sua vida à presidência do IHGRN e à defesa do patrimônio intelectual do nosso Estado. José Arno Galvão, falecido em 2013, foi diretor geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras Jurídicas, na cadeira que leva o nome do pai, Hélio Galvão, que também era advogado. Murilo Melo Filho, falecido em 2020, é considerado um dos melhores jornalistas potiguares e ocupou por mais de 20 anos a cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras, fazendo parte do seu quadro de imortais. José Augusto Delgado, falecido em setembro deste ano, era ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e já foi corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Serviço
Valor da obra: R$ 50
Chave Pix: ihgrn.diretoria@uol.com.br (envio do comprovante para o mesmo e-mail)
Endereço para retirada: Rua da Conceição, nº 623, Cidade Alta, Natal - RN, entrada pela Praça Padre João Maria
Funcionamento: segunda a sexta das 8h às 12h

Texto: Marcela Bulhões
Foto: Maria Simões
Revisão de texto: Gustavo Sobral e Pedro Simões

Curta, comente, compartilhe!