sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Primeira mulher é eleita para presidir o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte

 

    A comissão eleitoral do IHGRN, presidida por André Felipe Pignataro Furtado de Mendonça e Menezes e formada também pelos membros Carlos Roberto de Miranda Gomes e Antônio Alberto Cortez, apresenta o resultado das eleições realizadas hoje, dia 12 de novembro de 2021, para eleger a Diretoria que administrará o IHGRN no triênio 2022-2025. A posse está prevista, como de hábito, para a data do aniversário da instituição, em 29 de março de 2022.

    A chapa, intitulada “Renovação”, é encabeçada pela advogada Joventina Simões, primeira mulher eleita para presidir o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. A chapa é formada pelos seguintes integrantes: 

DIRETORIA
Presidente: Joventina Simões Oliveira
Vice-Presidente: Ormuz Barbalho Simonetti
Secretário-Geral: Renan Segundo de Pinheiro Pereira
Secretário-Adjunto: Francisco Alves Galvão Neto
Diretora Financeiro: Maria Elza Bezerra Cirne
Diretor Financeiro-Adjunto: Augusto Coelho Leal
Orador: Francisco Honório de Medeiros Filho
Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: Pedro Simões Neto Segundo
Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu-Adjunta: Bernadete Batista de Oliveira
Diretor de Estudos Genealógicos: Sérgio Luiz Bezerra Trindade
 
CONSELHO FISCAL
Membro Titular: Francisco José Costa dos Santos
Membro Titular: Edgard Ramalho Dantas
Membro Titular: Tomislav Rodrigues Femenick
Membro Suplente: Manoel Marques da Silva Filho
Membro Suplente: Odúlio Botelho Medeiros

    Intitulada Renovação, a chapa apresentou, dentre outras propostas para o Instituto, as seguintes:

- Reabertura do Museu do IHGRN até o primeiro semestre de 2022, desde que permitido por meio de decretos ou leis em âmbito municipal, estadual ou federal, em virtude da pandemia e em consonância com os protocolos de biossegurança estabelecidos pela instituição;
- Atrair o investimento público e privado para os projetos e as necessidades que se fizerem necessárias para a manutenção, preservação, salvaguarda e digitalização dos itens de nosso acervo, como também da própria existência da instituição e de seus prédios;

Joventina Simões, a primeira mulher presidente 

    Joventina Simões nasceu em Boquim, Sergipe, em 6 de abril de 1946, filha de Percílio Alves de Oliveira e de Esmeralda Lima Simões de Oliveira.
    Os primeiros estudos foram em casa, com professoras particulares, seguindo para o primeiro  ginasial no Ginásio Santa Águeda, em Ceará-Mirim/RN, para onde a família havia se mudado quando ela era criança. O segundo grau cursou no Colégio Nossa Senhora das Neves em Natal, onde passou a residir.
Graduada em Direito/Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRN e especialista em Direito Imobiliário e Habitacional, graduada em Língua e Civilização Francesa, com título concedido pela Université de Nancy I, França.
    Em 2015, recebeu o título de cidadã ceará-mirinense. É membro da União Brasileira de Escritores e da Academia Ceará-mirinense de Letras e Artes “Pedro Simões Neto” - ACLA, da qual, foi por dois mandatos presidente. É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte desde 2016 e ocupa atualmente a vice-presidência. 

    Na primeira imagem, da esquerda para a direita: Alberto Cortez, Rosélia Cristina de Oliveira, André Felipe Pignataro, Joventina Simões e Carlos Gomes.

Texto: Marcela Bulhões
Imagens: Maria Simões