quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

"A minha Jardim do Seridó", artigo de Manoel de Medeiros Britto

    A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 97, publicamos hoje um trecho sobre o município de Jardim do Seridó. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!

"A minha Jardim do Seridó", Manoel de Medeiros Britto

    O que sei e aprendi sobre a história de Jardim do Seridó, minha querida terra, tem início com a honrosa convivência com que me distinguiram personalidades que participaram do desenvolvimento do município e que me honravam com sua convivência e sua memória.
    Entre essas figuras marcantes que me prestavam atenção e me estimulavam na minha trajetória eu ressalto o coronel Felinto Elísio de Oliveira Azevedo, bisneto do fundador de nossa cidade Antônio de Azevedo Maia Júnior. Eu era muito moço, mas o coronel Felinto frequentava bastante nossa casa e era muito amigo dos meus pais, que o acompanhava politicamente. Tive poucos contatos com essa liderança, mas afirmo sem receio de contestação que foi a maior expressão política da minha querida terra.
    Além dele tive o privilégio de, com mais proximidade, receber o apoio, o estímulo e a experiência de João Medeiros, empresário bem sucedido e sucessor do coronel Felinto na política jardinense. Outra foi Pedro Isidro de Medeiros, duas vezes prefeito de Jardim do Seridó, bem como o farmacêutico, fotógrafo amador e também ex-prefeito Heráclio Pires Fernandes. Não me esqueço do agropecuarista Joaquim Alves da Silva, igualmente ex-prefeito e meu tio afim, bem como do comerciante Manoel Paulino dos Santos, pai do futuro prefeito Manoel Paulino dos Santos Filho. Não posso deixar de registrar o servidor público Francisco Pedro Dantas e o comerciante Manoel Orago da Cunha.

Artigo: Manoel de Medeiros Britto
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões

Curta, comente, compartilhe!