sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Os Fundadores


    Fundado em 29 de março de 1902 por um grupo de notáveis, o Instituto tem um rico acervo de artefatos, documentos e livros relativos à história e cultura do Rio Grande do Norte. Não diferente de outras histórias, a nossa será contada a partir do começo: os fundadores.
Naquela data reuniram-se na sala da biblioteca pública do Colégio Atheneu, em Natal, Vicente de Lemos, Alberto Maranhão, Tavares de Lyra, Manoel Dantas e outros intelectuais, republicanos e figuras proeminentes. Olympio Vital, juiz federal no Rio Grande do Norte, foi o primeiro presidente da instituição. Na ocasião, como conta Gustavo Sobral em “Os Fundadores”, Vicente de Lemos manifestou a certeza de que a fundação do Instituto era um dever patriótico que exigia paciência e dedicação.
    Os Fundadores é um trabalho publicado pelo IHGRN em 2019. A narrativa revela o que se passou naquele dia e naquele ano, destaca a atuação dos fundadores e como se fez o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. 

O Instituto - 120 anos
    Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande completará 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.
    Para as comemorações dos 120 anos da instituição em 2022 preparamos  uma série de postagens sobre a instituição, sua fundação e acervo, entre imagens, vídeos, entrevistas e outras produções especiais. A série institucional convida todos a conhecer o universo do Instituto, a Casa da Memória.

Texto: Marcela Bulhões
Imagem: Maria Simões a partir de foto do acervo

Curta, comente, compartilhe!