O Conselho Estadual de Cultura do RN (CEC/RN), órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), comemorou ontem (04) 55 anos de criação. O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, que integra o conselho, saúda a instituição pelos seus 55 anos.
O órgão foi instituído pelo decreto nº 4.793, de 4 de abril de 1967, e iniciou suas atividades em 05 de abril de 1968. Atua no assessoramento do governo estadual em assuntos culturais, com caráter consultivo. Possui 12 conselheiros, que têm mandato de seis anos, renováveis por mais seis.
O Instituto - 120 anos
Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completa 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense, e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.
Texto: Marcela Bulhões
Imagem: Divulgação