Guia do museu do IHGRN
O acervo do Museu é composto de esculturas, adereços, artefatos, telas, retratos, fotografias, documentos e livros amealhados ao longo da história do Instituto, fruto de doações que se distribuem em salas e estantes designadas.
A organização e guarda desses itens contam com a atuação de colaboradores do Guia do Museu, Franklin, que ao longo de sua estadia no Instituto, desempenhou mais de uma função.
Franklin é técnico em mineração pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Em 2018, começou a prestar serviços voluntários ao IHGRN, dedicando-se à organização e catalogação dos livros da biblioteca da instituição. Tem atuação no Museu de Minérios como guia, escultor e prestação de apoio técnico. Atualmente, Franklin é guia do museu e trabalha no resgate de mapas e fotografias a partir de desenhos. A entrevista foi concedida a Gustavo Sobral e Marcela Bulhões.
IHGRN: Em que consiste o trabalho de um guia de museu?
O trabalho do guia de museu consiste em acolher, receber, apresentar e esclarecer dúvidas dos visitantes sobre o acervo.
IHGRN: Qual a importância e o papel do guia para a apresentação de uma instituição como o IHGRN?
A importância do guia na apresentação de uma instituição como o IHGRN é manter a história preservada na mente dos visitantes e assim fortalecer a identidade cultural.
IHGRN: Quais as principais dificuldades encontradas na execução do trabalho e por que ele é importante?
As maiores dificuldades encontradas na execução do trabalho são a falta de apoio dos órgãos públicos e uma aproximação mais estreita com escolas e instituições de ensino.
IHGRN: Na sua opinião qual a importância do IHGRN e do seu acervo para o Rio Grande do Norte?
A importância do IHGRN e do seu acervo é imensa para o Estado, contribuindo para a preservação da história, a continuidade da informação e para a expansão da cultura. O IHGRN mantém a identidade no nosso estado viva.
IHGRN: Quais atividades você desenvolve atualmente na instituição?
Atualmente, desenvolvo um trabalho de resgate de imagens e informações através dos desenhos e ainda ajudo no acervo do IHGRN.
IHGRN: O que representa ter participado do processo de organização do acervo do IHGRN?
Ter participado do processo de organização do acervo do IHGRN, me trouxe um aprendizado enorme, mas posso destacar um sentimento ainda maior. O sentimento de contribuição com a sociedade e a população do Rio Grande do Norte.