A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 97, publicamos hoje um trecho sobre o município de Várzea. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!
“Várzea”, Riselda Ferreira de Queiroz Oliveira
Em terras banhadas pelo Rio Jacu e pelo Riacho Várzea começaram a surgir no final do século XIX os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimento das atividades agrícolas e pecuárias do município sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho. Essa busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início à exploração da área como instalações de sítios, fazendas e moradias. Era o início da comunidade de Várzea, fundada por ngelo Bezerra, nascendo forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e pelo bom desempenho na pecuária.
Em 20 de dezembro de 1959, através da Lei Nº 2.586, Várzea desmembrou-se de Goianinha, tornando-se município do Rio Grande do Norte. No dia 29 de dezembro de 1959, o Diário Oficial do Estado fez essa publicação, de acordo com a lei, defendida pelos deputados João Aureliano de Lima e José Vasconcelos da Rocha na Assembleia Legislativa do Estado, estava criado o município de Várzea, desmembrando-se politicamente do município de Goianinha.
Artigo: Riselda Ferreira de Queiroz Oliveira
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões