quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

“Jundiá”, Antenor Mario da Silva

 
    A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 98, publicamos hoje um trecho sobre o município de Jundiá. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!

“Jundiá”, Antenor Mario da Silva

    Jundiá é um município do estado do Rio Grande do Norte, localizado na Mesorregião e Microrregião do agreste potiguar estando a 60 km de distância da capital do Estado. A sua área territorial é de 44.641 km² e a sua população é de 3.873 habitantes de acordo com estimativas do IBGE para 2018.
    O surgimento do município está diretamente ligado ao Riacho Jundiá e ao Araraí, que desde cedo atraíram trabalhadores, dando início ao povoamento. Pois tem boa terra para o cultivo.
    A economia do município de Jundiá é voltada à agropecuária e à fabricação da farinha através do cultivo da mandioca. Também no município ocorrem incidências mineiras de tungstênio. O artesanato também se encontra presente, através do desenvolvimento de artesanato a partir da fibra do sisal, como bolsas e chapéus.
    Limita-se com os municípios de Monte Alegre, Espírito Santo, São José de Mipibu, Brejinho, Passagem e Várzea. 
    Durante todo o ano, o município realiza festas culturais que estão tradicionalmente ligadas à sua história. Em 9 de janeiro é comemorada a emancipação política do município com uma programação religiosa, esportiva e social. No mês de junho, o município comemora as festividades do período junino.

Artigo: Antenor Mario da Silva
Imagem: Anadite Fernandes
Fotografia: Maria Simões