![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIdJm2TCPOFNsfwihtul2h_q3LWmiXR47hH2ELS8C0YmTWAX7z1m9PpYtYPGi0CCtkVXba1Mn_ykEceGd3Dqj9TVXXTQylVNidD1BW5friBelIcXjamQMmfMgIfwxqgw7J9EB7hVwmNtjSS0waqlgHsLZgGti7J1y4pDtujE3ySLPf5riUSayOXtGaQ7Q/w435-h289/02.png)
Celebrada em 28 de janeiro, a Conferência do Potengi foi um evento histórico ocorrido 82 anos atrás, em 1943. O então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, recebeu Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, na capital potiguar para selar o acordo de participação entre os dois países na Segunda Guerra Mundial. Meses após a conferência, foi criada a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que atuou na Europa em 1944.
Para comemorar a data, o grupo Amigos da Rampa promoveu, em parceria com várias instituições, um evento que incluiu encenação caracterizada, exposição e desfile temático com carros da época. As ações aconteceram no Centro Cultural Rampa, no bairro de Santos Reis.
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte marcou presença na festividade; membros da instituição participaram da encenação, com destaque para Renan Pinheiro, representando Getúlio Vargas no desfile de carros. Outros sócios participaram do cortejo, prestigiando a comemoração. Na segunda imagem estão os sócios Tiago Tadeu Santos, Pedro George de Brito, Renan Pinheiro, Augusto Maranhão, Alexandre Rocha e Matheus Pereira.
Texto: Marcela Bulhões
Fotos: Magnus Nascimento/Pedro Carvalho