![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdk9FMjn3nknJ6h2lBEzU66VNKKUM5kUqOzqorxbLzQowy76a_h8E_YIcmP9iRc_IqIirzKHfge-w1hcAkYq0dQzQ_oD4COnw3tAdXj_FOb2jMsnJnWloyCFSKKG2fOV5d0pK-3NUjzqIDtVytVFyLF6VCDEb_VcOWBCeVo6mV2xmqXvpHrfQrEZIy7tY/w328-h437/WhatsApp%20Image%202025-02-06%20at%2015.56.58%20(1).jpeg)
A importância da digitalização de documentos históricos está na preservação do patrimônio cultural, garantindo às gerações futuras o acesso desse conhecimento. Além disso, torna mais fácil a divulgação desse material e moderniza a gestão documental. No Instituto Histórico e Geográfico do RN, esse trabalho é feito por Weverton Vieira, bibliotecário colaborador voluntário; ele atua principalmente no processo de organização do acervo da instituição.
O bibliotecário conta que, para esse trabalho, é essencial levar em conta diversos aspectos, como a escolha do equipamento adequado para a captura digital, a definição da resolução óptica para assegurar a legibilidade do material digitalizado, o local destinado ao armazenamento dos arquivos digitais e a implementação de medidas de segurança para proteção dos documentos. Na digitalização específica dos documentos antigos, são avaliadas algumas características do documento, como sua raridade, ineditismo, datação, estado de deterioração e fragilidade.
Diante desses critérios, o processo de digitalização no IHGRN foi iniciado a partir da seleção de obras de autores que fizeram parte do IHGRN, principalmente do início do século XX. Levando em consideração a qualidade do material, foi dada prioridade aos documentos mais delicados. A partir de 2024, em conjunto com o diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM), Pedro Simões, o setor digitaliza documentos da Assembleia Legislativa Provincial (1835-1889) em um projeto com o professor José Evangelista Fagundes (Departamento de História/UFRN). Posteriormente, o Departamento de Pesquisa do IHGRN enviou documentos relativos a Oswaldo Lamartine para serem digitalizados.
Texto: Marcela Bulhões (com informações de Weverton Vieira)
Imagens: Percílio Simões