quarta-feira, 13 de outubro de 2021

“Espírito Santo”, artigo de João Samuel Lyle Nelson Neto

 


        A partir do artigo publicado no “Dossiê Temático Municípios do Rio Grande do Norte”, presente na Revista IHGRN 97, publicamos hoje um trecho sobre o município de Espírito Santo. A imagem é uma arte da bandeira do município, extraído do livro "Bandeiras e Brasões de Armas dos Municípios do Rio Grande do Norte", da professora Anadite Fernandes da Silva. Boa leitura!

“Espírito Santo”, João Samuel Lyle Nelson Neto

        O município de Espírito Santo está localizado no Estado do Rio Grande do Norte, na mesorregião leste potiguar e na microrregião litoral sul, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A sua área territorial é de 143,67 km² e sua população é de 10.702 habitantes de acordo com estimativas do IBGE para 2018. Município encravado no Estado do Rio Grande do Norte, Espírito Santo surgiu às margens do intermitente rio Jacu, com uma pequena população, antes habitada pelos índios Tupi, representados pelas tribos dos Potiguar, que ocupava todo litoral leste do nosso Estado. Na parte mais interiorizada da nossa costa, chegando ao agreste, viviam os Guaraíra, os Paiguá e os Jundiá.
        A esse pequeno povoado foi dado o nome de Cana Brava, sendo que essas terras na época de 1832, pertenciam ao município de Goianinha. Essa mesma localidade no ano de 1877 recebeu o nome de Cruz Alta do Espírito Santo. A partir de 1911 passou à condição de distrito do município de Goianinha, já com a denominação de Cruz do Espírito Santo. Em 20 de dezembro de 1959, o distrito passou a pertencer ao município de Várzea, que obteve sua condição de Município desmembrando-se de Goianinha.

Artigo: João Samuel Lyle Nelson Neto
Arte: Anadite Fernandes
Foto: Maria Simões