Publicado em 2020, “Parnamirim: Base norte-americana nos trópicos - 1939-1945: uma história inclusiva” da escritora Valdívia Beauchamp é uma ficção histórica que exalta o espírito do Nordeste. A obra conta a história de uma jornalista nova-iorquina chamada Sarah Paller que, em 2013, decide investigar a fundo a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
A autora, em conversa com esta jornalista, comenta que o livro tenta resgatar a atuação das enfermeiras brasileiras na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a presença do Brasil na campanha da Itália e o que há sobre a instalação da base norteamericana em Parnamirim/RN.
Valdívia Beauchamp acredita que os brasileiros não tiveram o merecido reconhecimento, e, por esta razão, foi motivada a escrever o livro, a fim de resgatar a história dos heróis esquecidos, especialmente os nordestinos. A autora ainda nos conta que a cada 5 anos há grandes comemorações na Europa em razão do fim da Segunda Guerra Mundial e que, ao iniciar suas pesquisas, nada encontrava sobre a importância de Parnamirim neste contexto, tampouco sobre a participação de brasileiros.
O lançamento da obra em Natal aconteceria no dia 31 de março de 2020, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, porém a pandemia do coronavírus inviabilizou o evento, que ainda não tem nova data para lançamento no Brasil. Publicado em francês, alemão, inglês e português, o livro pode ser encontrado para compra no site da Amazon em sua versão original, em português, e nas traduções em francês e inglês.
Sobre a autora
Valdívia Vania Siqueira Beauchamp é professora universitária, jornalista, pesquisadora, romancista e ficcionista histórica. Natural de Recife (PE), tem família norte-rio-grandense e é sócia mantenedora do IHGRN. Possui formação em Jornalismo e mestrados em Literatura Medieval Espanhola e Literatura Hispânica e Brasileira. É fundadora e consultora literária para o Euro-American Women Writers Inc., em Nova York (EUA), cidade onde reside atualmente. Entre suas obras publicadas, estão "Stigma: saga por um novo mundo", "Because of Napoleon" e "Khatun, Gertrude Bell, mentor de Lawrence D'Arabie".
Beauchamp faz parte desde 2010 da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture em Paris, na França e foi agraciada com uma medalha de ouro e o título honorífico de vice-presidente da instituição, pelos seus relevantes serviços prestados às letras, à cultura e à sociedade.
Nas imagens, a capa do livro em francês (1); a capa do livro em português (2) e a escritora Valdívia Beauchamp recebendo o título honorífico na Divine Académie (3).
Texto: Marcela Bulhões
Imagens: Divulgação/Valdívia Beauchamp