Presente nas principais plataformas digitais, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte possui um canal no YouTube, o https://www.youtube.com/ihgdorn, criado em 2018 para promover e divulgar a história e cultura norte-rio-grandenses por meio do seu acervo audiovisual.
São mais de 60 vídeos, em sua maioria palestras de sócios e estudiosos de temas históricos e importantes figuras locais. Totalmente gratuito, os espectadores podem assistir os vídeos para saber como surgiu o cangaço, nas palavras de Honório de Medeiros; uma palestra sobre Padre Monte, por Jurandyr Navarro; a biografia de Augusto Severo, por Armando Holanda.
Registros de eventos, palestras e programas televisivos podem ser assistidos no canal do IHGRN no YouTube. (Imagem: Reprodução/YouTube)
Eventos culturais realizados no prédio histórico, programas de televisão sobre a instituição e datas comemorativas, tais como o centenário de Paulo Freire e o Dia dos Símbolos Nacionais também têm registros em vídeos disponibilizados no canal.
Merece destaque a série de vídeos relativa à comemoração dos 119 anos da instituição, produzida em março de 2021. Em um período de eventos virtuais devido a pandemia, a série digital foi uma forma do Instituto se fazer presente para seu público e não cessar a produção intelectual, mesmo sem a possibilidade de promover eventos presenciais.
Executada por Maria Simões e Pedro Simões, a coleção de 24 vídeos aborda, predominantemente, temas relativos à própria instituição, como sua fundação, acervo, biblioteca e a revista. Dentre os vídeos mais assistidos está o de André Felipe Pignataro sobre o brasão de armas do RN, o do historiador Gerinaldo Moura falando sobre a presença ceará-mirinense no Instituto e o do pesquisador Manoel Neto discorrendo sobre a possibilidade do descobrimento do Brasil ter ocorrido no Rio Grande do Norte.
Também está nesse hanking o professor Koquinho abordando a questão de Grossos, evento que teve fundamental importância para a definição de limites territoriais do atual Estado do Rio Grande do Norte. Outro nome de peso nessa série é o do jornalista Vicente Serejo ao falar sobre a Revista IHGRN, a mais longeva publicação cultural do Estado, desde 1903.
Curta, comente, compartilhe!