O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte recebeu, na manhã de hoje (08), a visita da presidente da Academia Apodiense de Letras, Leylla Carla. A finalidade do encontro foi uma proposta de parceria institucional de intercâmbio cultural. Acompanhada de Vilmaci Viana, que é sócia do IHGRN e membro da Academia Apodiense de Letras, Leylla Carla presenteou a presidente do Instituto, Joventina Simões, com uma drusa de calcário com pinturas feitas pelo artista Cláudio Sena.
Presenteada em nome da Academia Apodiense de Letras, a peça possui a mesma formação geológica do Lajedo de Soledade, um importante sítio arqueológico situado no município de Apodi (RN). Dada a importância do item, a presidente decidiu doá-lo ao museu do IHGRN. Na segunda foto, o diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM), Pedro Simões, recebe a peça e explica seu valor aos participantes da reunião.
O Instituto - 120 anos
Fundado em 1902, o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte completou 120 anos em 2022. É a mais antiga instituição cultural potiguar. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade do Estado. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, a mais antiga em circulação no Rio Grande do Norte.
Texto: Marcela Bulhões
Fotos: Maria Simões